NOSSAS

NOTÍCIAS

Pe. Marcelo Sérgio Barros é o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida

A comunidade paroquial Nossa Senhora Aparecida celebrou com muita alegria a chegada de dois novos sacerdotes para o serviço do Povo de Deus presente em Muriaé (MG).

Em celebração presidida pelo bispo diocesano, dom Edson Oriolo, na noite desta quinta-feira, 05 de agosto de 2021, tomou posse como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e capelão da Fundação Cristiano Varela, o Pe. Marcelo Sérgio Barros.

Na ocasião, também foi realizada a leitura do decreto de nomeação do Pe. Reginaldo Rodrigues Celidonio como vigário paroquial. Ele concluiu recentemente os seus estudos de mestrado em Belo Horizonte e retorna a diocese com a missão de ajudar os trabalhos e evangelização e sacramentais dessa comunidade eclesial.

Estiveram presentes o chanceler do bispado, o Pe. Antônio Márcio Marques de Queiroz e vários presbíteros do clero diocesano; Autoridades e representantes da Fundação Cristiano Varella, como o senhor Lael Varella, Luciano Varella, José Alexandre, Sérgio Henriques, entre outros;

A solene celebração eucarística também foi marcada com a participação de representantes da Pastoral Diocesana Universitária, bem como das pastorais e movimentos da paróquia; também estiveram presentes alguns representantes da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Leopoldina, onde o Pe. Marcelo exerceu o seu ministério durante sete anos e meio.

Em homilia, dom Edson fez uma reflexão sobre o SIM DE MARIA, que recebeu o dom da divina maternidade, narrado no Evangelho (Lc 1, 26-38). “Graças ao SIM de Nossa Senhora temos a Igreja, os sacramentos, as comunidades, as pastorais, TEMOS O SACERDOTE”, exclamou.

E continuou: “Graças ao Sim de Maria estamos unidos nessa celebração, vivenciando o sim dos padres Marcelo e Reginaldo, para dar continuidade a essa grande missão, falando de Deus para as pessoas e aproximando-as Dele”, comentou.

Dom Edson comentou que considera muito bonito o rito de ordenação sacerdotal, em especial o momento de imposição das mãos pelo bispo e sacerdotes, demonstrando a comunhão presbiteral e acolhimento do neossacerdote. Ele explicou algumas características da ordenação presbiteral que se assemelham ao rito de posse, evidenciando a importância da presença dos sacerdotes no momento da apresentação de um novo pastor a comunidade.

Nos ritos finais, os paroquianos leram uma mensagem assinada por membros de comunidades, pastorais e movimentos. Eles desejaram boas-vindas aos padres e disseram estar empenhados para dar continuidade aos trabalhos de evangelização. “Sabemos que o Espírito Santo o conduziu até nossa paróquia. Agora os senhores fazem parte de uma nova família”.

Em seu discurso, o Pe. Marcelo Sérgio Barros fez uma série de agradecimentos, além de salientar a grande amizade com padre Reginaldo. “Obrigado pelo Sim de estar comigo e aceitar esse desafio, sendo um instrumento de Deus para o povo. Que nosso sacerdócio frente a comunidade e fundação [Fund. Cristiano Varella] possa ser frutuoso. Deus está em nossa frente nos ajudando. O tenho como irmão e um grande amigo”, comentou

Em outro momento convidou o seu pai, o senhor Laércio de Barros para apresenta-lo a comunidade, lembrando o carinho e apoio da família em sua caminhada, fazendo deferências especiais a sua mãe Filomena dos Santos de Barros (in memoriam). “Ela está vivendo esse momento comigo, lá da Igreja Celestre”.

Por fim, o novo pároco concluiu: “Deus me escolheu para cuidar desta comunidade, com a minha pobreza, simplicidade e ajuda do Espirito Santo. Espero corresponder sempre com a Sua vontade. Vim para ser pastor, conduzir com amor, cuidado e ter zelo pelas pessoas, anunciando o Amor de Deus, servindo ao Seu Povo. Com a nossa chegada, não será anulado o trabalho pastoral e evangelizador que foi realizado, daremos continuidade. Viemos para somar e contribuir para o crescimento da paróquia”, concluiu.

Fonte: Diocese de Leopoldina

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe.

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin

Diga-nos o que você achou

obrigado pelo seu contato!

Em breve, nossa equipe entrará em contato.

×

Powered by WhatsApp Chat

×