INFORMATIVO

SACRAMENTOS

O que são Sacramentos?

Os sacramentos são sinais eficazes da graça, instituídos por Cristo e confiados à Igreja, por meio dos quais nos é dispensada a vida divina. … Os sacramentos foram instituídos por Cristo e são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.

Vou me ater nesta breve explicação, apenas sobre três sacramentos: Penitência, Eucaristia e Unção dos enfermos. É como se tivéssemos um sacramento para cada fase da vida, nascer, crescer, morrer.

Penitência

Quando ficamos doentes precisamos de remédio para ajudar na recuperação da nossa saúde. Com nosso espírito, é do mesmo jeito. Quando pecamos, nos afastamos de Deus, e é como se tivéssemos adoecido a nossa alma. Precisamos, então, de algo para recuperá-la. Para isto foi instituído o sacramento da penitência ou confissão.

Eucaristia

Sem se alimentar, nosso corpo vai perdendo sua força, precisamos de nutrientes para sobreviver. A nossa alma também precisa se alimentar. E não existe alimento maior do que o próprio Jesus Cristo vivo na Santíssima Hóstia consagrada. Está aí o Sacramento da Eucaristia.

Unção dos Enfermos

Até pouco tempo atrás este sacramento era chamado “Extrema Unção” e era dedicado a dar graças à pessoa para que ela enfrentasse esse momento tão temido, mas inevitável. Só que o Espírito Santo sopra onde ele quer, do jeito que quer… muitas pessoas que recebiam a unção, acabavam recuperando milagrosamente a saúde e não morriam. A Igreja entendeu que este Sacramento poderia ser administrado aos doentes em geral para que Deus os ajudasse a passar por aquele momento, seja vivendo, seja morrendo.

Por isso, hoje passou a se chamar Unção dos Enfermos. Todos que se sentirem em risco de morte, podem solicitar ao sacerdote a Unção.

obrigado pelo seu contato!

Em breve, nossa equipe entrará em contato.

×

Powered by WhatsApp Chat

×